8½ (1963): Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.
A Doce Vida (1960): "Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida." Um dos maiores destaques é a cena em que Anita Ekberg toma banho na Fontana de Trevi. O filme trouxe pela primeira vez o termo paparazzi.
Amarcord (1973): Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.
A Estrada da Vida (1954): Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanò. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.
Esse se tornou o primeiro sucesso internacional de Fellini, ganhando o seu primeiro Oscar de Melhor filme estrangeiro. Também é considerado o primeiro filme do diretor a incorporar o termo "felliniano".
Noites de Cabíria (1957): Esse é o mais sensível dos filmes fellinianos. O filme conta a história de Cabiria, uma romântica prostituta que esta sempre em busca do amor, mas é constantemente humilhada. Um filme tragicômico que traz momentos fantásticos da vida dessa mulher que não desiste de sonhar. Giuletta Masina aparece em sua melhor performance, recebendo o prêmio de Melhor atriz no Festival de Cannes. O filme ganhou o Oscar de Melhor filme estrangeiro.
Julieta dos Espíritos (1965): Esse foi o primeiro filme de Fellini em cores e mostra a história de Julieta, que vive com seu marido. Até que um dia suas irmãs aparecem em sua festa de aniversário e trazem um homem que evoca espíritos. A partir daí Julieta começa a ser atormentada por visões e descobre a traição de seu marido. O filme é um espetáculo de cores e figurinos e foi indicado a dois Oscars (Melhor figurino e direção de arte), ganhando o Globo de Ouro de Melhor filme estrangeiro.
Os Boas Vidas (1953): Esse é um filme muito importante na vida de Fellini, pois é altamente autobiográfico. Ambientado na cidade costeira de Rimini, mostra a vida de cinco amigos, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo, grupinho que passa os dias a farrear e fazendo conquistas amorosas. Até que um deles é obrigado a casar após engravidar uma garota. O filme foi filmado nas cidades de Florença, Rimini e Viterbo, participou do Festival de Veneza de 1954 e venceu o Leão de Ouro.
A Trapaça (1955): O filme gira em torno de um trio de vigarista que vivem a aplicar pequenos golpes, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas simples. O líder, Augusto, é um homem de meia-idade. Seus companheiros, mais novos, são Carlo, cujo apelido é Picasso, por querer tornar-se pintor, e Roberto, que deseja tornar-se o Johnny Ray italiano e levar uma boa vida. Esse é um trabalho interessante de Fellini e que é constantemente negligenciado. O filme foi nomeado para o Leão de Ouro no festival de cinema de Veneza
Roma de Fellini (1972): Um passeio pela capital italiana, sob os olhos de Federico. Parte autobiográfico, é um filme poético sem um enredo muito claro. Destacam-se a participação de Gore Vidal, Alberto Sordi e Marcello Mastroianni. oma venceu o Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes e foi nomeado para Melhor Longa Estrangeiro no Globo de Ouro.
Satyricon de Fellini (1969): Baseado na obra homônima de Petrônio, Satyricon apresenta o jovem Encolpio, que ressente pela perda de seu amante, Gitone, pelas mãos de seu melhor amigo, Ascilto. Após descobrir que Ascilto vendeu Gitone para o ator Vernacchio como escravo, Encolpio inicia a sua busca por seu ex-amante
Ginger & Fred (1986): Esse filme é pura nostalgia, trazendo dois dos maiores parceiros de Fellini para as telas: Giuletta Masina e Marcello Mastroianni. Eles interpretam Amelia e Pippo, uma dupla que fazia sucesso na juventude dançando músicas dos atores Ginger Rogers e Fred Astaire. A dupla se reencontra 30 anos depois para uma participação em um programa de tv.
Abismo de um Sonho (1952): Segundo filme do diretor e primeiro que ele dirigiu inteiramente sozinho. Estrelado por Alberto Sordi, Leopoldo Trieste e Brunella Bovo traz uma história que gira em torno de um casal recém casado Ivan e Wanda, enquanto viajam para Roma em sua lua de mel. Enquanto Ivan deseja aproveitar a viagem e visitar a família, Wanda está mais interessada em Fernando Rivoli, que interpreta O Sheik nos quadrinhos que ela adora. Um detalhe: Giuletta Masina aparece brevemente como uma prostituta chamada Cabíria. O filme seria feito por Michelangelo Antonioni que perdeu o interesse quando leu o roteiro.